Eventos Passados
Bater-papo, ter um dedo de prosa, prosear, conversar, papagaiar, trocar uma ideia, tagarelar, manter um diálogo, jogar conversa fora, matra-quear...
PAPEAR é também o nome da primeira ação pública do nosso projeto. Foram três encontros virtuais com a presença de artista da cena e da palavra convidades a versar sobre suas experiências e investigações artísticas.
Cada encontro teve um disparador comum para fazer a roda de bate-papo girar: seguimos as trilhas da poesia, da dramaturgia e, por último, da musicalidade.
Os encontros foram os seguintes:
- "Nas trilhas da palavra: uma prosa entre cena e poesia", realizado dia 28 de maio. Mediado por Julia Herculano e Natali Manfrin e com a convidada Lara Couto.
- "Roda de dramaturgia: entre errâncias e palavras do umbigo", realizado no dia 11 de junho. Mediado por Eduardo Delfino e Kao Maria com a convidada Ixchel Castro.
- "Troca entre musicalidades", realizado dia 25 de junho. Mediado por Camila Sardou e Andrê Francisconi com o convidado Elinas Nascimento.
PAPEAR
Atriz, pesquisadora, poetisa, professora e diretora teatral. Mestra e Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Formada em Interpretação Teatral (bacharelado) pela Escola de Teatro da UFBA. Professora do Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. É autora do livro "História Versada de Uma Breve Vida" e solista no espetáculo de mesmo nome.
LARA COUTO
Ela é mestra em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem desenvolvido projetos voltados para o teatro social e comunitário no México, na América Central e no Brasil desde 2008. Foi integrante do Colectivo Âmbar (2011-2020), rede que contribuiu para a sua formação, experiência artística e acadêmica em torno da cultura de teatro de grupo e da Criação Coletiva Latino-americana como filosofia e prática cênica. Desde 2017 faz parte do Coato Coletivo (BA) mergulhando nas indagações interdisciplinares da cena performativa em relação às mídias tecnológicas e as sociedades contemporâneas. Atualmente é professora universitária na UPAEP e na UDLAP em Cholula, Puebla, México.
IXCHEL CASTRO
Elinas é Músico Multi-intrumentista, Compositor, Cantor, Diretor Musical, Ator e Arte-educador. Tem 34 anos, é natural de Salvador (BA) e possui 15 anos de caminhada profissional entre produções locais, composições, atividades formativas, trabalhos instrumentais como Músico e Ator, e inter-relações e pesquisas com as linguagens das Artes Cênicas e da Música. Tem como referências a Música Africana e Afroamericana e as tradições populares brasileiras. No palco e na arte educação, em suas diversas camadas dramatúrgicas e de criações voltadas para o pensar na diáspora das Áfricas no Brasil. Já atuou, dirigiu musicalmente e fez parte de importantes e premiados espetáculos, dentro e fora do Estado da Bahia. É coordenador e idealizador da Oficina Musica e Musicalidade na Cena - que discute a relação entre as linguagens da Música e do Teatro - e lançou recentemente seu Álbum/Ensaio ao vivo "Mainha Mana - Ensaio Aberto", disponível nas plataformas digitais de música, com algumas de suas composições.